A

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Projeto quer tornar Clube de Desbravadores atividade educativa


[Belém, PA] Até o final do ano deve ser aprovado Projeto de Lei que reconhece as atividades do Clube de Desbravadores como método complementar de educação no País. A previsão é do autor do projeto, o deputado federal gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB), em entrevista à ASN – Agência Adventista Sul-Americana de Notícias.

Nogueira explica que o fato de os clubes trabalharem com uma formação moral e de importante orientação aos adolescentes e jovens em várias áreas de conhecimento humano os credencia como atividade educacional complementar. O teor da proposta justifica a aprovação pelo fato de que “os desbravadores trabalham em equipe, onde são incentivados a serem úteis e prestativos à comunidade. Como exemplo, podem desde prestar socorro em calamidades até participar ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem  são  orientados a  desenvolver  o  amor a Deus e à Pátria.  A relevância social do movimento é inquestionável”. O Projeto de Lei passa por comissões técnicas, como a relacionada com a educação e cultura, e posteriormente estará pronto para ser votado.

Impacto
O exército de desbravadores é forte e o clube é uma das instituições adventistas que tem dado reconhecida contribuição para ocupar crianças e adolescentes com atividades sadias. No ano passado, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (responsável por coordenar a Igreja em oito países sul-americanos) determinou a criação um departamento específico para cuidar dessa área com um diretor exclusivo para a função. O número de desbravadores ultrapassa a casa dos 180 mil no território sul-americano e esse grupo está dividido em 7.844 clubes. Em 2014, um acampamento chamado CAMPORI vai reunir mais de 30 mil desbravadores em um só lugar.