A

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Reunião Normal - O que fazer numa reunião do Clube de Desbravadores


Quando pegamos o planejamento de um Clube encontramos projetos comunitários, missionários, acampamentos, passeios, classe bíblica... Todos eles são auto-explicativos, porém, um deles é a conhecida "Reunião Normal". O que será que vem a ser uma reunião normal? Se ela é normal, certamente é porque segue a um certo padrão, que se não seguisse seria uma reunião "anormal", ou seja, não seria o "correto" a se fazer.

Parece ser um assunto muito simples, banal, mas percebi durante esses últimos 2 anos que os Clubes não sabem exatamente o que fazer numa reunião, ou acabam fazendo coisas que não deveriam fazer e deixam de fazer coisas que deveriam fazer!

Para definirmos como será a nossa reunião, primeiro precisamos definir quais os elementos fundamentais que não podem faltar: devocional, civismo e ordem unida, cantinho da unidade, instrução de classes e/ou especialidades. Além destes itens, podemos incluir também um momento de recreação, dependendo aí do Clube e do dia, podendo variar com esportes como futebol, volei, handebol, queimada; gincanas; ou mesmo um evento social, como uma sorvetada, um almoço com o Clube, café da manhã...

Agora que já temos o que um Clube DEVE fazer, precisamos apenas dividir agora de acordo com o horário que temos disponível, conforme o modelo abaixo:

8h30min - Abertura da reunião / civismo. Colocar todo o Clube em forma, por unidades, ao comando dos capitães. Os capitães devem apresentar a unidade para o responsável por dirigir a reunião. Após receber o comando de todo o Clube, o dirigente da reunião deve organizar o Clube, deixando-o em perfeita ordem, alinhamento e cobertura. Em seguida temos o hasteamento das bandeiras, ao som do hino nacional. Depois convidamos os voluntários para os ideais, recitamos os ideais, cantamos o hino dos desbravadores e fazemos a oração inicial.

8h45min - Cantinho da unidade. Veja AQUI o que fazer no Cantinho da Unidade, não esquecendo do momento do devocional: "Agora uma coisa que não pode faltar NUNCA é a meditação. Por mais que o Clube faça a meditação geral, no primeiro momento da reunião, a meditação dentro do cantinho da unidade é ainda mais importante, pois assim os desbravadores se sentirão mais à vontade para participar e também para solucionar dúvidas. Assim eles terão um crescimento espiritual ainda mais completo".

9h30min - Ordem unida. A ordem unida não deve ser a única programação da reunião, como já vi em alguns Clubes. É super importante, mas deve ter um equilíbrio de tempo entre os demais componentes da programação, para que não pequemos pelo excesso e nem pela falta! Se o seu Clube tem fanfarra, é este o momento de ensaiá-la também. Você pode intercalar os ensaios, por exemplo, num domingo ensaia a fanfarra, no outro ordem unida e assim sucessivamente.

10h00min - Instrução de classes / especialidades. As instruções, momento à parte do cantinho da unidade, é a espinha dorsal do Clube, pois as classes propõem atividades nas três esferas de crescimento: física, mental e espiritual. Devem ser bem preparadas para que os desbravadores aproveitem ao máximo do conhecimento a ele oferecido. Para ajudá-los nessa importante tarefa, não percam os posts de segunda-feira e terça-feira aqui no seu Cantinho da Unidade online. 

10h50min - Recreação. É muito importante que os Clubes deem importância à recreação. Se todo o programa for bem programado, planejado e bem executado, nada melhor do que terminar as reuniões com um momento de recreação, para a integração de todos os desbravadores e membros da diretoria. Mas vale ressaltar que a recreação deve ser um momento dirigido, de forma a envolver TODOS os desbravadores e não apenas: agora vamos ter futebol, quem não quiser jogar pode ir embora! Isso NUNCA deve acontecer!!! Se vamos ter um momento recreativo, ele deve ser planejado e bem executado também, para que todos possam realmente se recrear.

11h20min - Encerramento. Novamente reunir todo o Clube em forma, por unidades. Fazer o arriamento das bandeiras, dobrando-as corretamente. Dar os avisos finais e fazer uma oração final. Após isso os desbravadores estão dispensados, e a diretoria deve organizar o local de reuniões e pode aproveitar o tempo para algum esclarecimento ou instrução adicional.

É isso que deve ser feito numa reunião normal. Note que os horários estão equilibradamente distribuídos, para que todas as áreas sejam supridas e não haja excessos ou déficit. Um Clube que não está cumprindo com este programa, não é um Clube de Desbravadores!!! A afirmação é meio pesada, mas este é o nosso programa, se ele não está sendo executado, descaracteriza o movimento. Neste caso seria apenas uma colônia de férias ou um clube social...

                                POST ORIGINAL: CANTINHO DA UNIDADE